Emagreça correndo: quando menos é mais?

setembro 15th, 2016 | Posted by Giselle in Arquivo

Um novo e surpreendente estudo relaciona o tempo de exercício com as calorias queimadas

São Paulo – Se alguém acredita conhecer tudo referente ao exercício e a perda de peso pode ter uma surpresa. Um estudo publicado pelo American Journal of Physiology assinala que 30 minutos de exercícios diários podem render mais benefícios para emagrecer do que 60 minutos de atividades por dia.

Como?

Para entender, precisamos colocar todas as informações em um contexto. Ainda que o cientista David Nieman não estivesse investigando a perda de peso quando publicou seu estudo há cerca de 17 de meses, ele conseguiu informações importantes. O trabalho determinou que um treinamento forte de 45 minutos queima 190 calorias extras durante as 14 horas posteriores ao exercício. Assim, avisem para seus amigos que querem emagrecer para acrescentarem alguns tiros progressivos ao final do treinamentopara revigorar o motor e maximizar o gasto metabólico. Parece simples.

Uma lista de perguntas e respostas baseada em um estudo recente do prestigioso Pennington Biomedical Research Center e do Centro para o Estudo da Obesidade Quantitativa, aborda uma relação entre exercício e a perda de peso que, quantitativamente, pode assustar.

Porém, a anaálise não acaba por aqui. Outro novo estudo de campo conclui que os compenetes da tribo da Tanzânia dos Hadza (caçadores muito magros), não se movimentam muito mais que o típico homem ocidental que acumula barriga. Mas o almoço deles é diferente, com iogurte, frutas e cereais. Este é a mensagem da tribo: Não há necessidade de exercício, porém, temos de morrer de fome.

O estudo do American Journal of Physiology observou homens adultos e sedentários e os dividiu em grupos diferentes durante 13 semanas: um grupo manteve o comportamento sedentário, outro realizou exercício durante 30 minutos por dia, e, o terceiro, durante 60 minutos ao dia. Não houve uma diferencia substancial na perda de peso ou gordura entre os dois grupos que se exercitaram (perderam cerca de 3 a 4 quilos). Porém, as tendências favoreciam o grupo dos 30 minutos e não o dos 60 minutos de atividades. O investigadores concluíram que: "Uma dose moderada de exercício induz a um balanço energético melhor do que o esperado, enquanto que uma dose maior induz a uma pequena compensação do organismo.”

A conclusão: necessitamos de mais estudos e assim poderemos ter mais sobre o que escrever. Entretanto, siga praticando exercícios e busque algum modo de reduzir sua ingestão calórica em 100 calorias diárias.

Fonte: Revista Exame

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *