Frio o Inimigo da Balança!!!

setembro 15th, 2016 | Posted by Giselle in Arquivo

Descuidar do peso durante os dias mais frios pode significar muito mais sacrifício para se manter em forma no verão .

Basta ficar friozinho e pronto; a fome aumenta e as visitas aos restaurantes passam a ser o prazer e o "esporte" favorito da maioria das pessoas. Juntar os amigos é sempre um bom motivo para lanchinhos em fast foods, cantinas, bares e cafés, sem contar os "chefs" de fim de semana. Tudo isso é ótimo e saudável, certo? Não é bem assim. Em geral, nessas situações, os alimentos e as bebidas consumidos possuem uma enorme oferta calórica.
Outra grande verdade é que as atividades costumam diminuir quando baixam os termômetros, sem falar nos acomodados e sedentários. Esses fatores, somados ao descontrole alimentar, formam um grande perigo para a saúde e a estética; o aumento de peso e da gordura localizada. Aos primeiros dias mais quentes, quem ganhou uma nova silhueta no inverno parte desesperadamente para as academias ou busca tratamentos estéticos ou dietas mirabolantes, que muitas vezes causam ainda mais frustrações e ansiedade á medida que chega o verão.
De acordo com o médicos especialistas em obesidade, o principal conselho para não cair na armadilha da balança é manter sempre uma dieta moderada e atividade física durante os períodos de frio, para não ser obrigado a perder muito peso para estar bem no verão. O especialista reforça a necessidade de ingerir bastante água durante o dia. Também adverte que as pessoas não devem se alimentar antes de dormir, porque o organismo que descansa recém-alimentado acorda com fome excessiva.

Estabelecer Metas
“Quando o clima favorece, o consumo de chocolates, doces e massas se torna mais atrativo, justamente quando devem ser mais evitados”. O médico faz a ressalva de que nada é totalmente proibido, desde que seja ingerido com moderação, explicando que quem estiver com sobrepeso e não deseje engordar deve ser acompanhado por uma equipe multidisciplinar. “Só com a ajuda especializada pode-se estabelecer a conduta certa para cada pessoa”.
Porém, não é necessário deixar de lado a vida social por medo de ganhar
peso. É possível passar por esse período sem problemas, bastando incluir atividades físicas na programação de inverno. Como a ida a restaurantes é prazerosa e inevitável, a recomendação é de que a pessoa não coma até causar desconforto, mas estabeleça uma meta, ingerindo uma quantidade suficiente
para saciar a fome, sem exageros.
Outra dica é, sempre que possível, trocar alimentos excessivamente calóricos e protéicos por outros mais leves, como saladas, legumes, frutas e laticínios — queijos brancos, leite, iogurte — com baixo teor de gorduras e açúcares. Produtos ricos em fibras também podem ser utilizados, como pão integral, arroz integral, granola e flocos de cereais sem açúcar, cuja digestão é mais lenta, deixando a sensação de estômago cheio por mais tempo.
Noites frias são especiais para se alimentar de caldos, sopas ou cremes preparados com vegetais e grãos, como ervilha, lentilha, feijão, grão de bico, aveia e trigo para quibe. Torradas e queijo branco são bons acom panhamentos. Carnes magras podem ser acrescentadas a essas sopas, o que faz aumentar o valor nutritivo. Porém, o uso abusivo de óleo no preparo das refeições deve ser evitado, bem como o calórico queijo ralado. Uma alimentação balanceada é a garantia de menos sofrimento para ficar em forma sempre.

Fonte: Revista Corpore

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *