O segredo do emagrecimento pode estar na sua cabeça!

setembro 15th, 2016 | Posted by Giselle in Arquivo

Nossa saude física é fortemente influenciada pela saúde mental, O cérebro tem cerca de 30 bilhões de neurônios, que se a semelham ao componentes de um computador. E vocé pode programar a sua mente para controlar o seu corpo ou não. A psicóloga e professora da Unesp — Bauru Sandra Leal Calais explica como funciona esse mecanismo: "Quando você acha que não é capaz de emagrecer seu corpo cumpre a sua profecia. Então, você não tem determinação suficiente para per der peso", diz. É claro que a obesidade envolve distúrbios físicos, predisposição genética, hábitos alimentares ruins, sedentarismo, entre outros fatores. Mas, se você pensar que não consirá emagrecer, que não terá disposiçào para fazer exercícios ou que tem fome a toda hora, seu corpo vai ouvir e aceitar isso. E, assim você continuará sem estímulo para perder peso.

Ansiosa?

Outra grande inimiga da saúde é a ansiedade: um problema que está na sua cabeça, mas pode acabar refletindo no seu corpo. Pessoas ansiosas, preocupadas ou angustiadas tendem a comer exageradamente. “Uma pessoa ansiosa come mais do que as outras, por não se dar conta da quantidade que está ingerindo conta a psicóloga. Segundo ela, a ansiedade faz com que essa pessoa coma mais depressa: “Dessa forma, o cérebro não tem tempo de registrar saciedade, o que ocorre cerca de vinte minutos depois que a pessoa começa a comer”, esclarece. E o resultado é que se ingere uma quantia de alimentos muito maior do que é necessário para o corpo.
Veja as dicas da psicóloga para controlar a ansiedade e evitar ganhos de peso:
• Coma sempre devagar.
• Preste atenção no que esta comendo e na quantidade
• Nunca coma fazendo atividade, como assistir a tv, ler o jornal. pois isso faz com que não preste atenção no que está comendo. Assim você pode ser capaz de devorar caixa de bombons inteirinha sozinha.
• Tenha consciência do seu estado emocional ao se alimetar: se estiver ansiosa ou angustiada control-se para não comer demais.
• Se necessàrio procure o auxílio de um psicólogo para consequir controlar a sua ansiedade.
Mudar o seu corpo e ser mais saudável só depende de você!. Lembre-se: o que você diz para si mesma faz grande diferença na sua qualidade de vida.

Enfrente os quilinhos como um desafio
Se você está acima do peso, emagrecer depende da maneira como você encara as situações. Por exemplo, pessoas que procuram a adrenalina dos esportes radicais decidem considerar estimulante o que outras encaram como amedrontador. O mesmo acontece com relação à obesidade. “Sentir-se feia por estar acima do peso pode servir de estímulo para emagrecer ou pode significar desistência, fazendo a pessoa pensar:
Já estou uma baleia mesmo, que diferença fará se eu comer mais uma taça de sorvete? Tudo depende da história de vida da pessoa e da postura que ela assume: se as coisas ruins servem para frustrá-la ou se atuam como estímulo para que ela promova mudanças esclarece a psicóloga Sandra Leal Calais. Encare a obesidade como o seu desafio pessoal e vire logo esse jogo!

Fonte: Dietas Ano 4 ed 8

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *