Ortorexia Nervosa

setembro 15th, 2016 | Posted by Giselle in Arquivo

Ortorexia é o transtorno alimentar em que a pessoa tem excessiva preocupação com a qualidade da alimentação que ingere. Disciplinada, radical, não permite alteração ou substituição na maneira de realizar seu comportamento alimentar. Essa maneira extremamente zelosa de se alimentar consome tempo na preparação dos alimentos, conferência dos nutrientes e dos benefícios que determinado tipo de alimento pode promover. A origem dos alimentos também é muito importante. Por isso, o ortoréxico dificilmente come fora de casa e, se o faz, leva consigo sua alimentação “mais do que saudável”, sem abrir mão da rigidez de seus rituais alimentares.
Assim como o anoréxico e o bulímico se utiliza de métodos purgativos como chás ou laxantes para se livrar do excesso alimentar, ao comer algum alimento que está fora do que classifica como saudável, o ortoréxico pode realizar jejum para desintoxicar, O que o motiva não é o pavor de engordar como ocorre na anorexia e bulimia. Seu objetivo é “limpar-se” das impurezas que o alimento não saudável deixou em seu organismo.
O culto ao belo, a onda da geração saúde se converte em patologias que são vividas no cotidiano, como se fossem prática saudável.

Fonte: Vida e Saúde

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *