Perigo à Mesa

setembro 15th, 2016 | Posted by Giselle in Arquivo

A busca pelo corpo ideal e a visão distorcida da própria imagem podem desencadear graves distúrbios alimentares

A alimentação é a principal fonte de energia para qualquer ser vivo. Através de bons alimentos o corpo absorve os nutrientes e torna-se saudável. Mas além da saciedade para o organismo, os alimentos também trazem prazer. Não é à toa que muitas comemorações são feitas à mesa, durante o almoço ou o jantar. Um almoço de família no sábado ou domingo, uma ceia numa data especial ou um romântico jantar à luz de velas. A alimentação costuma estar presente em importantes rituais da sociedade.
Entretanto, a mesma alimentação que proporciona saúde, prazer e felicidade pode resultar em problemas para diversas pessoas. Isso ocorre com quem sofre de transtornos (ou distúrbios) alimentares. Os transtornos alimentares formam o grupo chamado de perturbações do comportamento alimentar que, por sua vez, faz parte da classificação dos transtornos mentais.
De acordo com a edição de 1995 do Manual Diagnóstico e Estatístico (DSM—IV) da Associação Psiquiátrica Americana (APA), os transtornos alimentares podem ser divididos em três categorias: anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtornos alimentares sem outra especificação (quando existem sintomas de com portamento alimentar perturbado, sem a presença de todos os itens da anorexia ou bulimia). O transtorno da compulsão alimentar periódica (ou compulsão alimentar) encontra- se, até o presente momento, entre os transtornos alimentares sem outra especificação.

You can follow any responses to this entry through the RSS 2.0 You can leave a response, or trackback.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *