Receitas Para Emagrecer Tudo sobre Receitas Para Emagrecer: receitas, receita para emagrecer, dieta, cirurgia plástica, dicas, truques, alimentação, celulite, exercícios, livros, obesidade, mitos e verdades, operação bariátrica, programas de emagrecimento, receitas light, remédios, reportagens, roupas que emagrecem, tabela de calorias, tratamentos estéticos, emagrecer com saúde, dietas para emagrecer, dieta de emagrecimento, receitas e muito mais.
 
Página Principal
Ajuda Psicológica
Alimentação
Alimentos Lights/Diets
Bate papo
Casos de Sucesso
Celulite
Cirurgia Plástica
Comer para Crer
Curiosidades
Dicas
Dieta
Disturbios Alimentares
Dúvidas
Exercícios
Livros
Mitos e Verdades
Notícias
Obesidade
Obesidade Infantil
Operação Bariátrica
Programas de Emagrecimento
Receitas Light
Remédios
Reportagens
Roupas que Emagrecem
Sites Interessantes
Tabela de Calorias
Tratamentos Estéticos
Truques
Perguntas/Relatos
 

Operação Bariátrica


Redução de estômago pode ocasionar, anos mais tarde, problemas dentários e de alcoolismo

Estudo do HC mostra que alguns pacientes submetidos à cirurgia de redução de estômago sofrem de alcoolismo, anorexia, bulimia, bruxismo e dentes quebradiços depois de cinco anos de operação

Alguns pacientes submetidos à cirurgia de redução do estômago apresentam, após cinco anos ou mais, um considerável novo ganho de peso. Além disso, outros distúrbios também estão sendo observados no mesmo período após a operação, entre eles o alcoolismo, anorexia, bulimia, bruxismo, aumento excessivo de cáries e dentes quebradiços.

As informações vêm sendo obtidas e interpretadas por um grupo de estudo multidisciplinar do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. O objetivo do estudo, ainda em andamento, é demonstrar que só a cirurgia, que é feita no hospital há nove anos, não basta para o sucesso do tratamento utilizado para a diminuição drástica do peso.

Segundo a psicóloga Marlene Monteiro da Silva, de um grupo de pacientes operados pela técnica Fobi-Capella entre cinco e nove anos atrás, 13% voltou a um estado de obesidade mórbida, com um índice de massa corpórea (IMC) superior a 40. O IMC é obtido dividindo-se o peso da pessoa pela altura ao quadrado. No total, 64,15% voltou a ser obeso, com um IMC maior que 30.

Após a cirurgia, espera-se que o paciente emagreça a quantidade almejada e, depois, engorde dez quilos novamente. Porém, entre os 53 pacientes pesquisados, 58,5% ganhou mais que dez quilos, 39,6% mais de vinte quilos e 13,2% engordou mais de trinta quilos. Somente 7,84% dos pacientes mantiveram o peso ideal ou emagreceram demasiadamente (nos casos de bulimia e anorexia).

"Trata-se de resultados brutos e ainda não foram feitos estudos estatísticos. Os dados não foram correlacionados com as questões orgânicas e a integridade da cirurgia. Mas não deixa de ser um alerta a pacientes e médicos: a cirurgia não deve ser entendida como uma fórmula mágica", explica Marlene.

Compulsão
De acordo com o médico e coordenador do grupo, Bruno Zilberstein, o estudo pretende mostrar que a operação não é o fim do tratamento. "Esses pacientes podem substituir uma compulsão por outra. O segredo para o sucesso é o acompanhamento", explica.

Para Marlene, o caso do alcoolismo, observado em 18% dos mesmos 53 pacientes estudados, é um dos exemplos da troca de compulsão. As pessoas começam a aproveitar o benefício social do emagrecimento - diferentemente da condição anterior, na qual elas não saíam de casa - passando, assim, a beber excessivamente.

"A obesidade, porém, é um sintoma de problemas anteriores a isso. Existe, no obeso, a necessidade de se esconder de alguma coisa que vai ser descoberta somente após a cirurgia", conta a psicóloga, acrescentando que perto de 80% das pessoas apresentam um quadro de depressão tanto antes quanto depois da cirurgia.

"A pessoa passa a comer menos porque o estômago não admite maior volume de alimento, e não porque tenha deixado voluntariamente o hábito de comer em grandes quantidades", observa o médico Joel Faintuch. Os retrocessos na perda de peso, segundo ele, vêm também pelo fato de o estômago operado ainda ter a capacidade de se dilatar, "podendo ampliar seu volume em até quatro vezes".

Problemas bucais
Os dados a respeito de distúrbios odontológicos são inéditos e mostram que metade dos pacientes retornou ao médico com alguma queixa. Cerca de 80% estava com os dentes quebradiços e 60% apresentava um aumento no número de cáries. Esses problemas foram observados tanto em pacientes vindos do Sistema Único de Saúde (SUS) quanto de planos de saúde particulares, o que mostra que a situação está pouco ligada à classe socioeconômica dos pacientes

Segundo a dentista Vera Lúcia Kogler, os motivos exatos desses problemas ainda estão sendo estudados. "Porém, isto pode estar relacionado com um problema na absorção de nutrientes já observado; com refluxos gastro-esofágicos; com um ressecamento da boca, fruto da medicação administrada ou ainda com vômitos".

A cirurgia de redução de estômago é um dos principais temas do 32º Gastrão, evento que conta com a participação de cerca de mil médicos especialistas em cirurgia do aparelho digestivo. No evento, que começou nesta segunda (dia 4) e vai até sexta (8), no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo, haverá conferências, mesas-redondas e transmissão de cirurgias ao vivo.


Fonte: Agência USP de Notícias



mais textos...

Não sou obeso mórbido e se eu engordar mais, posso fazer a cirurgia?
UMA NOVA OPÇÃO PARA PACIENTES QUE REGANHAM PESO APÓS A CIRURGIA BARIÁTRICA
Nem foi preciso fazer a cirurgia
Cirurgia só não faz milagre
O sonho e a realidade dos obesos brasileiros
Pacientes com diabetes e hipertensão podem fazer a cirurgia bariátrica?
O cabelo começa a cair apos a cirurgia
Durante toda a vida o paciente vai tomar medicamentos?
Há pessoas que não emagrecem ou voltam a engordar?
Após a cirurgia, a pessoa só poderá se alimentar de sopas e alimentos pastosos?
Depois de operar, não e mais possível comer carne?
Alimentos doces ou gordurosos provocam mal-estar?
Com a Cirurugia a pessoa deixa de ser obesa e passa a ser desnutrida?
Os pacientes operados deverão continuar a fazer dieta após a operação?
Basta operar e está tudo resolvido?
Nunca mais se pode realizar endoscopia?
O anel usado no estômago tem que ser trocado?
Pode fazer a cirurgia pIastica junto com a cirurgia da obesidade?
Depois de operada, a pessoa vomita com frequência?
O doce passa a ser alimento proibido?
Pacientes sofrem na fila de espera para fazer plástica depois da cirurgia de estômago
Depressão pós cirurgia
Redução de estômago pode ocasionar, anos mais tarde, problemas dentários e de alcoolismo
Pessoas fazem regime de engorda para poderem se submeter a cirurgia de estômago
Quais os tipos de Cirurgia Bariátrica?
O que é Cirurgia bariátrica?
Quanto custa para fazer uma cirurgia particular?
Quem deve fazer a Cirurgia?
Quem não deve fazer a Cirurgia?
Como saber se estou pronto pra Cirurgia?
Quais os exames pré-operatórios preciso fazer?
Quais os riscos durante a Cirurgia?
Quais os riscos depois da cirugia?
Qual é a anestesia indicada para cirurgia?
As anestesias possuem efeito colateral?
Terei que ficar com dreno?
Existe o risco de óbito na cirurgia?
Como é feita a cirurgia, é necessário fazer cortes?


Copyright © 2007 Artigos Completos e Variados Relacionados A Receitas Para Emagrecer
receitasparaemagrecer.com.br . Todos os direitos reservados . Política de Privacidade . contato@receitasparaemagrecer.com.br

54.87.134.74 . Receitas Para Emagrecer . Curso de Pintura